Formas de captar recursos para a empresa

Confira abaixo algumas formas de captar recursos para a empresa:

  1. Adição de sócios: A entrada de novos sócios é, também, uma possibilidade de captar recursos. Muitas vezes um novo sócio compra uma parte da empresa e, dessa maneira, acaba por injetar recursos dentro da empresa. Além disso, em diversos casos um novo sócio traz consigo muito conhecimento sobre o mercado e sobre possíveis crescimentos da empresa.
  2. Crowdfunding – Fintechs: também é conhecido como “vaquinha”, mas nos últimos anos veio ganhando mais espaço no meio empresarial e de investidores, através de plataforma eletrônica. Este tipo de captação evoluiu bastante, e aqui no Brasil possui regulação própria emitida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que legaliza e dá as diretrizes desse tipo de investimento.
  3. Empréstimo em Banco: serve tanto para investimento como capital de giro;
  4. Aporte/incentivo governamental: O aporte governamental é aquele que é feito através dos bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ou Banco do Brasil. Assim, o governo federal promove programas específicos de crédito para alguns setores da economia, o que facilita a captação de recursos e o desenvolvimento de novos projetos.
  5. Investidores: Outra prática comum e possível dentro do mercado é a busca de pessoas para investir no negócio. Na prática, esta modalidade também adiciona sócios ao seu negócio. Estes sócios, por sua vez, são sócios investidores, ou seja, não participam da operação do dia a dia do negócio. No meio das startups, é muito comum o conceito de “Investidor Anjo”.
  6. Abertura de Capital – IPO – significa “Initial Public Offering“. Este é o momento em que uma empresa abre cotas de investimento dentro da bolsa de valores para os investidores. É a oferta pública.

Mais Notícias

14/11/2022