Responsabilidade de sócios e administradores na sociedade anônima

A sociedade anônima é um dos mais eficientes instrumentos de captação e mobilização de recursos já criados, na qual a participação e a responsabilidade dos sócios é definida pela quantidade de ações que possuem, , ou seja, ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas

Porém no que diz respeito à administração da SA., os acionistas nem sempre têm influência na gestão dos negócios e do patrimônio.

Mesmo quando titulares de ações que lhes conferem direito a voto, os investidores, na maioria das vezes, veem seu patrimônio ser administrado por outras pessoas, os administradores, por exemplo.

Os administradores de uma Sociedade Anônima podem ou não ser acionistas. E quando não são, manifestam a vontade da sociedade anônima, não como representantes, mas como a própria sociedade. Eles são responsáveis pelo adimplemento das obrigações assumidas, ações e atitudes desempenhadas ao longo do mandato, seja por omissão e negligência ou abuso dos poderes conferidos, bem como a insubordinação da lei.

Dessa forma, o administrador tem o dever de ser zeloso, cuidadoso, diligente, observar o objeto da sociedade, boa -fé, prestar contas, ser vigilante e perseverante no comando e condução dos negócios.

Mais Notícias

14/11/2022